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Limitadores de velocidade para veículos em pontos propícios à circulação em excesso de velocidade

Âmbito

Geral

Freguesia

Jou

Proponente

Sistema

Data Submissão:

01-07-2015

Limitadores de velocidade para veículos em pontos propícios à circulação em excesso de velocidade, dentro de localidades e centro das mesmas. Numa altura em que a falta de civismo de grande parte dos condutores de veículos automóveis comprovadamente coloca em perigo pessoas e animais que frequentemente circulam nas bermas/passeios das vias principais que atravessam vila e freguesias do concelho de Murça, torna-se premente limitar e induzir à redução das velocidades a que se circulam nessas mesmas vias.

Ao longo dos anos, diversas foram as tragédias a que se assistiu com a perda de vidas humanas em virtude de acidentes provocados pelo excesso de velocidade a que os condutores seguiam dentro das localidades. Ignorar estes factos é um desrespeito por quem ficou com sequelas permanentes e pela memória de quem perdeu a vida nestas circunstâncias, bem como negligenciar a segurança rodoviária nos locais onde mais é necessária, junto das habitações. Os mecanismos de redução de velocidade anteriormente colocados em diversas vias revelaram-se bastante ineficientes. As comuns “lombas” constituem um grave erro na tentativa de limitar as velocidades de circulação dos veículos. Por um lado, a arquitectura das mesmas obriga à redução excessiva da velocidade bastante abaixo da aceitável e legalmente instituída, 50km/hora.

Essa redução excessiva por seu turno, induz à tentativa de recuperar velocidade/tempo por parte dos condutores, o que leva a que nos locais livres da existência de lombas, os veículos circulem a velocidades excessivas. Ou seja, amplia-se um problema ao tentar combatê-lo. Por outro lado, as comuns lombas tal e qual como as conhecemos constituem um atentado à conservação dos veículos dado que estas provocam danos graves nas suspensões dos mesmos. Perante isto, torna-se necessário procurar outras formas de delimitar a velocidade dos veículos dentro de zonas residenciais, aldeias e vila, sejam elas através semáforo, elevações na via ou outras, ao mesmo tempo que se deve procurar os pontos estratégicos para a sua colocação.

Os semáforos embora eficientes na teoria, mais uma vez tornam-se inúteis pelo seu desrespeito por parte dos condutores que os ignoram, por falta de consequências. Finalmente, as elevações na via apresentam-se como a alternativa mais viável. Como que uma lomba de grandes dimensões longitudinais, estas “obrigam” à redução para velocidades aproximadas do limite legal 50km/hora ao mesmo tempo que não provocam um grande impacto na suspensão da viatura nem transmitem sensação de embate e desconforto tão forte como a típica lomba de cerca de 30cms longitudinais. Para além disso, essa elevação poderá ser economicamente construída em betão/betuminoso, não se apresentando como uma alternativa dispendiosa. Importa então determinar as dimensões ideais para o desnível em forma de lomba, para tal poderá ser efectuada pesquisa na internet no motor de busca Google, pelo termo inglês “speed hump”.

Uma possível medida será, de acordo com a pesquisa: 7 metros longitudinais por 8 centimetros de altura no seu ponto mais alto. Importa salientar que é também importante ajustar a frequência dos desníveis considerando a distância de via que se pretende controlar, caso contrário ainda que se consiga reduzir as velocidades de circulação em determinado ponto, no seu todo iremos ter resultados deficientes.

Por fim, não se deve descurar a sinalização dos desníveis por forma a informar os condutores da presença dos mesmos, garantindo que estes adeqúem a sua condução e gradualmente reduzam a velocidade. O valor estimado, em muito dependerá da estratégia tomada pela Câmara Municipal - empreitada ou administração direta, solução esta mais económica, bem como dos locais a "tratar".

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