Limitadores de velocidade para veículos em pontos propícios à circulação
em excesso de velocidade, dentro de localidades e centro das mesmas.
Numa altura em que a falta de civismo de grande parte dos condutores de
veículos automóveis comprovadamente coloca em perigo pessoas e animais
que frequentemente circulam nas bermas/passeios das vias principais que
atravessam vila e freguesias do concelho de Murça, torna-se premente
limitar e induzir à redução das velocidades a que se circulam nessas
mesmas vias.
Ao longo dos anos, diversas foram as tragédias a que se assistiu com a
perda de vidas humanas em virtude de acidentes provocados pelo excesso
de velocidade a que os condutores seguiam dentro das localidades.
Ignorar estes factos é um desrespeito por quem ficou com sequelas
permanentes e pela memória de quem perdeu a vida nestas circunstâncias,
bem como negligenciar a segurança rodoviária nos locais onde mais é
necessária, junto das habitações.
Os mecanismos de redução de velocidade anteriormente colocados em
diversas vias revelaram-se bastante ineficientes. As comuns “lombas”
constituem um grave erro na tentativa de limitar as velocidades de
circulação dos veículos. Por um lado, a arquitectura das mesmas obriga à
redução excessiva da velocidade bastante abaixo da aceitável e
legalmente instituída, 50km/hora.
Essa redução excessiva por seu turno,
induz à tentativa de recuperar velocidade/tempo por parte dos
condutores, o que leva a que nos locais livres da existência de lombas,
os veículos circulem a velocidades excessivas. Ou seja, amplia-se um
problema ao tentar combatê-lo.
Por outro lado, as comuns lombas tal e qual como as conhecemos
constituem um atentado à conservação dos veículos dado que estas
provocam danos graves nas suspensões dos mesmos.
Perante isto, torna-se necessário procurar outras formas de delimitar a
velocidade dos veículos dentro de zonas residenciais, aldeias e vila,
sejam elas através semáforo, elevações na via ou outras, ao mesmo tempo
que se deve procurar os pontos estratégicos para a sua colocação.
Os semáforos embora eficientes na teoria, mais uma vez tornam-se inúteis
pelo seu desrespeito por parte dos condutores que os ignoram, por falta
de consequências.
Finalmente, as elevações na via apresentam-se como a alternativa mais
viável. Como que uma lomba de grandes dimensões longitudinais, estas
“obrigam” à redução para velocidades aproximadas do limite legal
50km/hora ao mesmo tempo que não provocam um grande impacto na suspensão
da viatura nem transmitem sensação de embate e desconforto tão forte
como a típica lomba de cerca de 30cms longitudinais.
Para além disso, essa elevação poderá ser economicamente construída em
betão/betuminoso, não se apresentando como uma alternativa dispendiosa.
Importa então determinar as dimensões ideais para o desnível em forma de
lomba, para tal poderá ser efectuada pesquisa na internet no motor de
busca Google, pelo termo inglês “speed hump”.
Uma possível medida será,
de acordo com a pesquisa: 7 metros longitudinais por 8 centimetros de
altura no seu ponto mais alto.
Importa salientar que é também importante ajustar a frequência dos
desníveis considerando a distância de via que se pretende controlar,
caso contrário ainda que se consiga reduzir as velocidades de circulação
em determinado ponto, no seu todo iremos ter resultados deficientes.
Por fim, não se deve descurar a sinalização dos desníveis por forma a
informar os condutores da presença dos mesmos, garantindo que estes
adeqúem a sua condução e gradualmente reduzam a velocidade.
O valor estimado, em muito dependerá da estratégia tomada pela Câmara
Municipal - empreitada ou administração direta, solução esta mais
económica, bem como dos locais a "tratar".
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